Introducção

Nós somos alunos da turma do 7º1 da Escola Básica 2º e 3º ciclos Dr. Alfredo Ferreira N. Júnior.

Esta situa-se na vila da Camacha, no concelho de Santa Cruz, ilha da Madeira.

No âmbito de Área de Projecto a nossa escola tem como tema geral a “Terra”. A nossa turma escolheu trabalhar “ As Maravilhas da Camacha”.

Esta escolha deve-se ao facto de querermos dar a conhecer às outras pessoas a nossa vila, em vários aspectos: alojamento, artesanato, animação, gastronomia e passeios pedestres.






quinta-feira, 27 de maio de 2010



A obra de vimes faz-se um pouco por toda a ilha, mas é na freguesia da Camacha que se localiza o centro de produção. Antigamente era esta arte que “ sustentava” várias famílias.
Os artesãos executam com enorme qualidade cestos agrícolas, outros de utilidade doméstica, de todos os tamanhos e feitios. Criam também meios de transportes (carros do Monte) e peças de mobiliário.
Hoje na freguesia da Camacha já são poucas as pessoas que trabalham na indústria do vime, pois esta actividade encontra-se em vias de extinção.
Os locais de venda de objectos em vime situam-se junto ao Largo da Achada, no Café Relógio e um pouco mais distante, no Rochão.



2 comentários:

  1. Estes trabalhos estao super bons.
    Agora as pessoas ja sabem um pouco ou muito mais do que é o artesanato.
    Acho que quem ver este blog vai ficar pasmado, por ter tantas coisas que existe na Camacha que podera ir visitar.
    Quem se deu ao trabalho de fazer este blog esta de parabens e os alunos tambem... Sim, porque foi eles que tiraram a informação.
    Muitos parabens a todos.

    ResponderEliminar
  2. Estes trabalhos estão bem elaborados e o blog está muito interessante, pois as pessoas ficarão a saber muitas mais informações sobre a Camacha.

    ResponderEliminar